Diário de viagem: dias 1 e 2

Dia 1 e 2: T.I Serrinha (RS) 24 e 25 de setembro: Sobre os passos de Alcindo Peni Nascimento… Primeiros momentos.

O primeiro dia da nossa estadia nas Terras Kaingang foi um dia de reencontros da companheira Iracema Gatén Nascimento com seus parentes que lutaram junto com ela e com seu pai Alcindo Peni Nascimento nas retomadas de Nonoai, Mangueirinha e Serrinha.

1--Iracema-e-Livia
Iracema Gáten Nascimento e sua prima Lívia Nascimento caminhando na T.I Serrinha

Conhecemos Miguel Xatã Farias, filho de Ernesto Farias e Iracema Shencón Nascimento. Ernesto era primo-irmão de Alcindo Peni e lutou juntou com ele contra a invasão dos fóg (não indígenas) em Nonoai e Mangueirinha. Hoje, Miguel é membro ativo do Conselho dos Povos Indígenas (CEPI). Sua mãe, Iracema Shencón Nascimento, além de nos receber na sua casa relatou as vivencias que ela teve com Alcindo Peni na T.I Nonoai.

Conhecemos também à Livia Mufej Nascimento, prima de Iracema Gáten Nascimento assim como a famosa “tia Virginia”, tia de Iracema que participou das retomadas de Nonoai, Mangueirinha e Serrinha.

Com esses testemunhos, percebemos a tremenda importância do protagonismo das mulheres e do/as kujà (xamãs) (muitas vezes invisibilizado/as) nas retomadas de terras que aconteceram a partir do fim da década de 70, durante o fim do período da ditadura militar.

Finalizando nossa estadia na T.I Serrinha, visitamos a Kawãg, irmão menor de Iracema, que, com muita emoção, recordou a trajetória de vida do seu pai, deixando aquelas lembranças para incentivar seus filhos e netos a lutarem por liberdade, justiça e pela mãe terra…

*fotos de Billy Valdez, Clémentine Maréchal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s