Novo Teaser da Resistência Kaingang [O fim do Ore xá – o fim do barro preto]

Em junho de 2019, retornamos à comunidade de Kandóia, no município de Faxinalzinho (RS), durante uma saída de campo com alunos de ciências sociais da UFRGS. Durante essa visita, voltamos ao Ore Xá (barro preto), que tínhamos conhecido em setembro de 2018. O território está devastado, e os Kaingang protestam enfrentando os tratores e os ruralistas homenageando a Maria Keso Kandóia, a mulher que é símbolo da resistência Kaingang no local, que dá nome à comunidade proveninente de uma conquista em retomada no início dos anos 2000.

Sinopse:
Em setembro de 2018, o território Kaingang Ore Xá (Barro Preto), da comunidade de Kandóia, em Faxinalzinho-RS, já se encontrava em plena devastação pelo agronegócio. Mas ainda era possível encontrar resquícios de mata no local – e barro… Junho de 2019, mesmo local. Os ruralistas avançaram na destruição do território Kaingang sem que nenhum tipo de fiscalização fosse realizado, derrubando a pouca mata que ainda restava. Porém, o Ore Xá ainda resiste. Na terra estuprada pelo rodado do trator, a juventude Kaingang homenageia seus ancestrais com cantos e danças. Ainda que, só por hoje, o Barro Preto retorne aos Kaingang.

Ficha técnica:
Imagens – Clémentine Maréchal e Marina Stringhini
Edição – Gustavo Türck

Filmagem realizada em saída de campo de alunos da graduação em ciências sociais da UFRGS sob coordenação do Professor Pablo Quintero. Junho de 2019.

Este é mais um teaser do Projeto Resistência Kaingang. Apoie esta luta! Acesse e contribua com a Vakinha! Clique aqui.

Um comentário sobre “Novo Teaser da Resistência Kaingang [O fim do Ore xá – o fim do barro preto]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s