Quem somos

Iracema Gá Teh Nascimento

Iracema Gá Teh Nascimento é uma kujà (xamã) Kaingang, sonhadora, parteira e conhecedora das ervas, folhas e raízes do mato. Ela é também uma importante liderança política kaingang que fortalece, com os conhecimentos dos seus antepassados, uma difícil e incansável luta pela terra no sul do Brasil. Professora pelo programa dos saberes indígenas Abya Yala, ela se dedica também a ensinar para os fóg (“brancos”) seus saberes, com a esperança de encontrar nesses jovens fiéis aliados para continuar lutando para proteger a natureza da sua destruição pelos avanços do capital e do Estado colonial.

Clémentine Maréchal

Doutoranda no programa de pós-graduação em antropologia social (PPGAS/UFRGS), tem desenvolvido pesquisas etnográficas com os coletivos Kaingang no Rio Grande do Sul sobre questões relacionadas à luta pela terra, territorialidade e ao xamanismo enquanto possível horizonte decolonial. É autora do livro “Sonhar, Curar, Lutar. Colonialidade, Xamanismo e Cosmopolítica Kaingang no Rio Grande do Sul” publicado na editora Prismas em 2017.

Coletivo Catarse

Catarse é um coletivo de comunicação e cultura organizado nos princípios do cooperativismo, autogestão e economia solidária. Desenvolve trabalhos a partir de uma perspectiva de comunicação integrada, transdisciplinar, compartilhamento do conhecimento, fomento de redes e formação com caráter articulador e mobilizador, procurando gerar autonomia e emancipação nas pessoas envolvidas. Está comprometido com a construção de alternativas que fortaleçam a cultura e o jornalismo independentes e enriqueçam o debate sobre temas de interesse público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s